EDUCACENSO

  O Censo Escolar serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação:

  PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação
  PAR: Plano de Ações Articuladas
  FUNDEB: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
  PDDE: Programa Dinheiro Direto na Escola
  PNLD: Programa Nacional do Livro Didático
  PNATE: Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar
  Implantação de bibliotecas
  Instalação de Energia Elétrica
  IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
  Prova Brasil (Ensino Fundamental 4º/5º e 8º/9º - Públicas);
  SAEB (Ensino Fundamental e Médio – Públicas e Provadas)
  ENEM
  Plataforma Freire
  Pacto pela alfabetização na Idade Certa
  Sistema Presença
  Períodos estimados das etapas de preenchimento:

  Etapa I – 29 de maio a 12 de julho, com período de retificação entre 13 de julho e 31 de julho.
  Etapa quando são atualizadas as informações da Escola quando a sua estrutura física, funcionários, professores, turmas e alunos.
  
  Etapa II – 01 de setembro a 01 de outubro.
  Etapa quando são a informados o rendimento (aprovado, reprovado ou concluído) e o movimento (transferido ou falecido) dos alunos.

  Primeiros passos:
  Para prestar as informações do Censo Escolar 2013 os usuários deverão acessar o Sistema EDUCACENSO: www.educacenso.inep.gov.br.
  Os usuários já cadastrados terão acesso ao sistema EDUCACENSO após efetuarem a autenticação fornecendo o CPF, a senha e clicando em “Enviar”.

  Etapa I
  Passos para preparar o material para o censo:
  1º. passo)        Criar uma planilha Excel com o nome EDUCACENSO 2014 (ano de exemplo)
  2º. passo)        Renomear a primeira guia com o nome Turmas
  3º. passo)        Renomear a segunda guia com o nome Alunos
  4º. passo)        Renomear Profissionais da Escola
  5º. passo)        Usar como modelo as planilhas anteriores, que estão na pasta Server/Secretaria/Censo Escolar
  6º. passo)        Gerar os relatórios, em formato Excel, a partir do INE-PROCERGS ESCOLA: 
  -       Turmas: usar o Horário das turmas de uso quotidiano da Secretaria.
  -       Alunos: Relação de alunos a pais (Alunos>Relatórios>Relação de alunos> Relação de alunos e pais – para os cursos técnicos, escolher a turma que o aluno possui maior número de componentes curriculares matriculados), para a Etapa I; Boletins de Desempenho - para a Etapa II;
  -       Profissionais da Escola (Professores/ Funcionários): usar a Relação de Servidores da Escola que o RH utiliza.

Passos para colocar os dados no EDUCACENSO:
1º Passo: Escola.

















2º passo: Turmas



Preencher todos os campos
Esta tela é usada para os cursos do Ensino Médio e Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio



Preencher todos os campos
Esta tela é usada para os cursos do Ensino Médio e Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio



3º passo: Alunos




Quando o sistema não encontra o aluno deve-se fazer o cadastro dele:





4º passo: Profissional escolar (professores e funcionários)
Pesquisando Profissional Escolar:
Profissional Escolar> Pesquisar> digitar nome do profissional e data de nascimento (ou CPF)> clicar em Pesquisar> Vincular.





Atualizando os dados pessoais do Profissional Escolar:

Profissional Escolar> Pesquisar> digitar nome do profissional e data de nascimento (ou CPF)> clicar em Pesquisar> Editar dados pessoais.
(Obs.: para editar os dados pessoais do profissional escolar, este deverá estar vinculado à Escola).





RELATÓRIOS
Depois de prestadas todas as informações ao sistema EDUCACENSO os usuários deverão conferir os relatórios disponíveis no sistema, dando especial atenção aos 3 listados abaixo:
Relação de alunos por turma
Relação de docentes por turma
Relação de alunos em ordem alfabética


Etapa II
Passos para preparar o material para o censo:

Módulo de Confirmação de Matrícula: Segundo Portaria 235, de 04 de agosto de 2011, é de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino público e privado das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e do Distrito Federal realizar a confirmação ou a desconsideração dessas matrículas.
Confirmação: ao realizar a confirmação, o usuário estará afirmando que o aluno estava matriculado naquela escola na data de referência do Censo (29/05/2013). Sendo assim, o vínculo será mantido.
Desconsiderarao desconsiderar a matrícula, o usuário estará afirmando que o aluno não estava na escola na data de referência do Censo (29/05/2013). Sendo assim, o aluno será desvinculado da turma.
Atenção! Caso não seja realizado nenhum procedimento nos relatórios de alunos com duplo vínculo de escolarização essas matrículas não serão consideradas para as estatísticas oficiais.
Para confirmar ou desconsiderar as matrículas com duplicidade de vínculo de escolarização, acesse o menu Relatórios. Você terá acesso a uma página contendo os Relatórios Gerenciais de duplicidade de vínculo de escolarização.
Perfil escola
1 – Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização na mesma escola.
2 – Relação de alunos vinculados em outra escola.
Clique no Relatório, selecione os filtros desejados e clique no botão Confirmação para acessar o módulo.


O módulo de confirmação mostrará a lista contendo os dados dos alunos e dos seus respectivos vínculos de escolarização e botões para confirmar ou desconsiderar  matrícula. Nesta tela, há filtros que poderão ser utilizados para pesquisa.


Confirmar matrícula
Clique no ícone Confirmar matrícula para confirmar o vínculo do aluno.
O sistema mostrará a tela Confirmação de matrícula de aluno. Confira os dados cadastrais do aluno e preencha uma das seguintes informações:
Se o aluno foi transferido após a data de referência do Censo Escolar – Data de transferência do aluno.
Se o aluno deixou de frequentar a Escola após a data de referência do Censo Escolar – Data em que o aluno deixou de frequentar.
Se o aluno manteve-se na Escola – Dia da semana da turma em que o aluno está matriculado.


Em seguinte, clique em Enviar para confirmar as informações declaradas ou clique em Voltar para retornar ao Módulo Confirmação de Matrícula do relatório acessado.


Ao clicar em Enviar, o sistema emite a mensagem para confirmar os dados fornecidos. Clique em OK para continuar ou em Cancelar para voltar para tela de confirmação. 


Assim que finalizar o procedimento de confirmação, o sistema abre uma janela para salvar ou abrir o arquivo PDF com os dados de confirmação da matrícula.
Após fechar a janela do arquivo em PDF, o sistema continuará na tela de confirmação sendo necessário clicar no botão Voltar para realizar uma nova pesquisa no Módulo de Confirmação.
 Observação: Caso queira realizar alguma alteração nas informações dos dados de confirmação de matrícula, é necessário solicitar uma nova confirmação.
 Atenção! Ao confirmar a matrícula, o usuário responsável pelo procedimento deve ter resguardada toda a documentação que comprove o vínculo do aluno na escola, conforme estabelecido na Portaria nº 235, de 04 de agosto de 2011.
 Desconsiderar matrícula
Clique no ícone Desconsiderar matrícula para desvincular o aluno. Será emitida a seguinte mensagem:
O sistema mostrará a tela Desconsideração de Matrícula de aluno com os dados cadastrais e de vínculo do aluno para conferência. Clique em Enviar para desconsiderar a matrícula ou clique em Voltar para retornar ao Módulo Confirmação de Matrícula do relatório acessado. 

Ao clicar em Enviar, será finalizado o procedimento de desconsideração e o sistema abrirá uma janela para salvar ou abrir o arquivo PDF com os dados de desconsideração da matrícula.
Observação: Ao desconsiderar a matrícula do aluno em uma escola que já realizou o fechamento do Censo Escolar, o sistema irá emitir a mensagem avisando que a escola terá o fechamento retificado e o aluno será desvinculado.

Dessa forma, será necessário realizar um novo fechamento na escola.
Atenção! Ao desconsiderar uma matrícula, não será possível confirmá-la posteriormente.
Sendo assim, caso a matrícula do aluno tenha sido desconsiderada indevidamente será necessário realizar um novo vínculo para ele.

Status de Confirmação
Ao lado das informações dos alunos, é mostrado o Status de Confirmação, ou seja, se a matrícula já foi Confirmada ou Desconsiderada.

Observação: O Status de Confirmação possui um link para o arquivo PDF que contém os dados informados da confirmação ou da desconsideração de matrícula e os dados do usuário responsável por realizar o procedimento. Você deve gerar este arquivo e arquivar na pasta Server/Secretaria/ Censo Escolar

FECHAMENTO DO EDUCACENSO


Todas os erros devem ser resolvidos para que o EDUCACENSO aceite ser fechado.



Este recibo deve ser salvo em PDF e arquivado na pasta EDUCACENSO.